AULAS DE VIOLÃO COM PROFESSOR ROBERTO AGUIAR
PROMOÇÃO:
PRIMEIRA
AULA GRÁTIS!
Curso Básico com 20% de Desconto
em apenas 12 aulas!
AULA DE VIOLÃO
EM HORÁRIO INDIVIDUAL:
APENAS R$ 55,00 cada aula
NÃO PERCA ESTA
CHANCE!
Whatsapp: (21) 994521002
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Rua dos Açudes,
636 - Bangu/RJ
(a 100 metros do Bangu Shopping)
MENSALIDADE DO CURSO BÁSICO:
R$ 220,00* (4 aulas x 55,00)
*Valores com 20% de desconto.
Aula individual, uma vez por semana, com 45 minutos de duração.
PRIMEIRA AULA
GRÁTIS:
É uma aula
introdutória onde será feita uma entrevista para
você tirar dúvidas. Você será orientado sobre questões
relacionadas ao Curso de Violão como: programa do curso, verificação do seu
violão, qual violão comprar, etc... Nesta entrevista, com a orientação
do professor, você avaliará quantas aulas poderá assistir por semana
(1, 2 ou 3 aulas) conforme o seu objetivo e o tempo diário que dispõe para estudar
as lições. É aconselhável que o aluno estude as lições em casa,
pelo menos, uma hora por dia, pois o aproveitamento no curso de
violão depende do tempo diário de treinamento.
Após a
entrevista, para fazer a matrícula e marcar as próximas aulas do mês, o aluno deverá pagar a mensalidade do mês corrente: R$ 220,00* (4
aulas x 55,00)
*Valores com 20% de desconto.
Aula individual,
uma vez por semana, com 45 minutos de duração.
Nosso "CURSO BÁSICO" é composto de apenas 12 lições. Será o ponto-chave para levar você a se interessar progressivamente ao estudo mais aprofundado deste notável instrumento sem cometer erros de execução. Aprenda a tocar violão de forma fácil, rápida e correta. *Também temos Cursos nível Intermediário e Avançado.
"Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada arranja desculpas"
(provérbio árabe)
COMO É O CURSO:
O
Curso de Violão é dividido em 8 módulos. Cada módulo foi elaborado para ter "certa
independência" e não é conveniente interromper o estudo do módulo para não acarretar prejuízo ao aluno.
CURSO BÁSICO = Módulo 1 (12 lições): conhecendo o braço do violão; posição do violonista; postura da mão direita e esquerda; arpejos (dedilhados); notas naturais até a 3ª casa (escala de notas naturais); solos a uma voz (melodias); iniciação a harmonia (sequências de acordes cifrados); iniciação a teoria musical: leitura de notas na clave de sol.
CURSO INTERMEDIÁRIO = Módulos 2, 3 e 4 (36 lições): afinação do violão; cifragem; sequências de acordes; dicionário de acordes; acompanhamento de músicas populares; solos com harmonia; iniciação a técnica violonística (início do método "Escuela Razonada de la Guitarra" de E. Pujol);
Teoria Musical = o som; música; notas; pauta musical ou pentagrama; claves; figuras ou valores; ligadura e ponto de aumento; compassos simples e compostos; intervalo, tom e semitom; acidentes musicais; formação da escala maior (classificação dos intervalos musicais); formação da escala menor (natural, harmônica e melódica); meios de conhecer o tom de um trecho; harmonia; leitura de notas na clave de sol; exercício de ritmo; leitura métrica...
Teoria Musical = o som; música; notas; pauta musical ou pentagrama; claves; figuras ou valores; ligadura e ponto de aumento; compassos simples e compostos; intervalo, tom e semitom; acidentes musicais; formação da escala maior (classificação dos intervalos musicais); formação da escala menor (natural, harmônica e melódica); meios de conhecer o tom de um trecho; harmonia; leitura de notas na clave de sol; exercício de ritmo; leitura métrica...
CURSO DE TÉCNICA (AVANÇADO) = Módulos 5, 6, 7 e 8 (48 lições): Mais avançada, esta fase é baseada na obra do mestre espanhol Emílio Pujol que é considerado o principal pedagogo do violão no século XX. Seu método, intitulado Escuela Razonada de la Guitarra, tem quatro volumes e é completo. Seu método é adotado por inúmeras escolas e conservatórios do mundo inteiro.
SOBRE O PROFESSOR:
O Professor Roberto Aguiar é natural do Rio de Janeiro e teve sua formação musical no Conservatório Brasileiro de Música (em 1981). Dedicado ao ensino do Violão fundou o Curso de Violão Professor Roberto Aguiar em março de 1985. Já participou da formação de centenas de alunos e mantém até hoje o mesmo entusiasmo a cada novo aluno, que para nós é sempre um novo Amigo. Este sucesso não é um acaso, mas sim, fruto de muita dedicação, juntamente com um atendimento atencioso e humanizado, dando ao aluno segurança de uma escola comprometida com os seus objetivos. No Curso de Violão Professor Roberto Aguiar cada aluno tem o seu horário individual de aula e desenvolve o estudo da Técnica para o Violão de forma correta, rápida e com qualidade.
DICAS:
1 - COMO TER BOM APROVEITAMENTO NOS ESTUDOS DE VIOLÃO?
1 - COMO TER BOM APROVEITAMENTO NOS ESTUDOS DE VIOLÃO?
Para um bom rendimento nos estudos de qualquer instrumento musical deve-se tocar diariamente e, de preferência, num horário determinado. A regularidade e disciplina são pontos importantíssimos no aprendizado.
O aluno deve, por exemplo, estudar duas horas diárias de segunda a sábado, e nunca 6 horas no sábado e 6 horas no domingo. A carga horária nos dois casos é a mesma, mas estudando apenas no sábado e no domingo o aluno quebra a constância, a regularidade da prática.
O estudo do violão, assim como o de qualquer instrumento musical é, na maior parte, um processo gradual de desenvolvimento da destreza motora. A única maneira de alcançar a desenvoltura no controle dos dedos é praticando, repetindo a mesma coisa até torná-la automática.
Tente estar sempre consciente daquilo que está tocando e quando começar a sentir-se disperso pare e descanse alguns instantes.
2 - COMO TIRAR UM SOM POTENTE (FORTE) DO VIOLÃO?
A resposta a essa pergunta parece bem simples: é só tocar forte.
Tocar forte, porém, pode ser mais complicado do que parece, além de ser um caminho fácil e rápido para a tensão, que se constitui na maior inimiga da fluência e da velocidade.
Tocar forte, porém, pode ser mais complicado do que parece, além de ser um caminho fácil e rápido para a tensão, que se constitui na maior inimiga da fluência e da velocidade.
O primeiro impulso é de pressionar as cordas com vigor, assim como se estivéssemos cavando um buraco na areia. Está ai o problema - quase sempre associamos volume à força, fatores que na verdade não são consequentes.
Quando usamos a força contraímos a musculatura. Com a repetição do movimento tendemos a manter essa contração, transformando a força em tensão, que por sua vez consome mais energia que é descarregada de forma desequilibrada, resultando num som picotado com trastejamento e perda de agilidade.
O que fazer, então?
O primeiro passo é desvincular a ideia de tocar forte com o impulso de apertar mais as cordas. Em segundo lugar, devemos entender racionalmente um fato que, apesar de ser óbvio, passa totalmente despercebido por ser extremamente fisiológico: os nossos dedos possuem certa massa e é aí o segredo. Devemos usar esta massa a nosso favor.
Ao tocarmos, devemos lembrar sempre da massa dos dedos. Senti-los pesados e poderosos e aí então “joga-los” de forma rápida contra as cordas, partindo do ponto de repouso com decisão. Ou seja, devemos “mentalizar” um movimento de arremesso dos dedos e não de compressão dos músculos. É como um jogador de futebol que chuta forte em direção ao gol: ele arremessa o peso de sua perna como um pêndulo e bate na bola que vai com velocidade em direção ao gol. GOOOOL!!!!
Por menor que possa parecer, essa diferença de enfoque leva a resultados amplamente diferentes. A questão agora não é mais a força e sim a precisão, o que faz com que nossa mente busque acertar a corda e não pressiona-la, o que favorece o relaxamento nos deixando livres para interpretar as frases musicais lentas e as rápidas com o mesmo desembaraço.
- Entendida essa parte devemos trabalhar esse conceito de movimentação.
Tudo que pode ser objeto de trabalho, música, exercícios e estudos, deve ser praticado a partir de uma velocidade tão baixa que errar deve parecer impossível, momento no qual mentalizamos os parâmetros a serem desenvolvidos e começamos a estudar sempre atentos à tensão e à massa dos dedos, aumentando progressivamente a velocidade, sempre que possível.
É bom lembrar que se estudarmos errado, estudaremos o erro, que com o tempo se transformará em vício, que é muito difícil consertar. A atenção no estudo é fundamental, pois devemos cuidar para que pequenos erros aparentemente imperceptíveis não sejam cristalizados e incorporados como elementos técnicos.
Outro cuidado que devemos tomar é de não apertar as cordas com os dedos da mão esquerda de acordo com o volume proporcionado pela mão direita. Devemos lembrar que as notas são formadas pela vibração da corda entre o rastilho e o traste e, portanto não adianta apertar mais do que o necessário. Dessa forma pode-se atingir um som alto e forte com o mínimo de tensão.
(Fonte: baseado em texto do prof. Ulisses Rocha)
- Gostou deste texto?
É muito difícil (para não dizer impossível) você ter estes e outros pormenores técnicos sem o acompanhamento de um professor. Evite adquirir vícios de execução que são difíceis de corrigir!
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É muito difícil (para não dizer impossível) você ter estes e outros pormenores técnicos sem o acompanhamento de um professor. Evite adquirir vícios de execução que são difíceis de corrigir!
3 - MEDIDAS IMPORTANTES EM UM VIOLÃO:
- Largura da Escala na Pestana: padrão de 52 mm (menor que 50 mm dificulta o movimento, pois as cordas ficam muito próximas).
- Tamanho da Escala (da pestana ao rastilho): padrão de 65 cm. (podendo ser de 64 a 65 cm).
OBS: Quanto menor a escala, menos tensa fica a corda. Então, num violão com escala 64 cm as cordas ficarão mais “frouxas” (menos tensas) do que num com escala 65 cm.
- Use sempre encordoamento de náilon (tensão alta ou média) de boa marca (D'Addario Pro Arte, Augustine, Savarez) - cordas de baixa qualidade afinam mal e prejudicam o treinamento.
OBS: Quanto menor a escala, menos tensa fica a corda. Então, num violão com escala 64 cm as cordas ficarão mais “frouxas” (menos tensas) do que num com escala 65 cm.
- Use sempre encordoamento de náilon (tensão alta ou média) de boa marca (D'Addario Pro Arte, Augustine, Savarez) - cordas de baixa qualidade afinam mal e prejudicam o treinamento.
- Altura das Cordas no 12º Traste: - 6ª Corda: 4 a 4,5 mm; - 1ª Corda: 3 a 3,5 mm.
- A lateral do violão deve ter pelo menos 9 centímetros. Violões com laterais estreitas tem pouco volume de som.
Quando for comprar um violão confira estas medidas.